O hesk é software de helpdesk simples, tendo como proposta a facilidade, possui uma pequena mas eficiente base conhecimento integrada, com tantos softwares disponíveis por aí como o GLPI, OTRS, SyAid … e tantos outros, o hesk visa atender justamente quem deseja inserir um software de helpdesk em seu ambiente porém sem outras camadas de processos que ainda não o utilizarão.
Instalando dependências
Até mesmo as dependências do hesk são poucas bastando apenas o php, apache e a extensão php-mysql.
apt install php apache2 unzip php-mysql
Baixando o hesk
Acesse o link e baixe a última versão.
https://www.hesk.com/download.php
O hesk possui um pequeno captcha para realizar o download, sendo assim não foi possível disponibilizar o link direto nesse post.
Então o melhor nesse caso é baixar o arquivo via browser convecional e enviá-lo via ssh ao servidor.
Exemplo
scp ~/Downloads/hesk282.zip 192.168.1.96:/tmp
Instalando Hesk
unzip /tmp/hesk*.zip -d /var/www/html/
chmod 755 -Rf /var/www/html/
chown www-data. -Rf /var/www/html/
Instalando o pacote de linguagem
Baixe também o pacote de tradução do hesk , confira o link.
https://www.hesk.com/language/
scp ~/Downloads/pt-BR.zip 192.168.1.96:/tmp
unzip /tmp/pt-BR.zip -d /var/www/html/language/
systemctl restart apache2
Configurando o banco de dados
Criando o banco
CREATE DATABASE hesk ;
Criando o usuário
CREATE USER 'hesk'@'localhost' IDENTIFIED by "senha" ;
Concedendo permissão ao banco de dados
GRANT ALL PRIVILEGES ON hesk.* TO 'hesk'@'localhost';
FLUSH PRIVILEGES;
Configurando via wizard
Agora conclua a instalaçaõ via interface web
https://192.168.1.96/install/install.php
Remova o diretório install, após concluir a instalação do hesk.
sudo rm -rf /var/www/html/install/
Alterando o idioma
Navegue em
Settings e altere o default language para Português Brasileiro
Interface do sistema
Finalizando
Chegamos ao fim do processo de instalação do hesk, uma tarefa bem simples, nos resta agora, configurá-lo para que fique de acordo a necessidade.
O hesk claramente não é a opção mais robusta, porém cumpre o que propõe, ele possui uma boa base de conhecimento, e um workflow de chamados bem simples, ideal para quem deseja organizar seu ambiente de suporte. Atualmente o hesk fez parceria com a SysAid uma solução de software ITSM, Service Desk e Help Desk que integra todas as ferramentas essenciais de TI em um único produto.