Redefinindo a senha de todos os usuários no GLPI

Redefinindo a senha de todos os usuários no GLPI

Redefinir senhas faz parte de todo processo de gerenciamento de uma base de usuários, os motivos para sua utilização são vários, desde uma simples política de segurança, ou até mesmo devido a troca do gestor da base de dados, o que implica invariavelmente na redefinição de senhas de todos ou alguns consumidores de serviço de TI da instituição. Ora e por que isso ? um dos motivos parte do princípio do antigo gestor não ter aceito a dispensa de forma amigável e o resto da estoria podemos ver no vale a pena ver de novo 🙈. Como mantenedor de uma base de dados GLPI, saiba como se precaver diante desta hipótese real.

Acesse o seu SGDB

mysql  -u root -p

Selecione a base de dados utilizada pelo GLPI

use glpi;

Avaliação

select password from glpi_users;

Alterando a senha de todos os usuários

Opção 1:

Se você desejar alterar a senha de todos os usuário inclusive o glpi, você poder executar o comando abaixo.

update glpi_users set  password= MD5('nova-senha');

Nesse caso alteramos a senha de todos os usuário inclusive o glpi.

Opção 2:

Caso queira excluir o usuário glpi da lista de restauração de senhas execute esta segunda opção, altere-a caso sinta necessidade.

update glpi_users set  password= MD5('123456') where not name='glpi';

Nesse caso alteramos a senha de todos os usuário exceto o glpi. Agora acesse a interface web do helpdesk e entre com a nova senha. Informe aos usuários a importância de realizar a alteração da senha no próximo logon. caso contrário o desastre será o mesmo que tentamos evitar na introdução desse post.

Fico por aqui e até a próxima 👦

Posted on