Substituindo texto em vários arquivos no Linux

Substituindo texto em vários arquivos no Linux

Existem mil manerias de substituir um texto em vários arquivos no linux, dentre eles o comando sed e find, porém hoje vou-lhes apresentar o comando rpl, ele não é novo porém é pouco usado pelos novos adeptos do Linux.

Pois bem, de maneira rápida faremos a substituição da palavra Vita por Vida presente nos arquivos , Doc1.txt , Doc2 e Doc3.txt no diretório /home/marcos/tmp.

Dentro deles há um pequeno texto onde a palavra Vida foi erroneamente escrita em latim Vita, agora queremos alterá-la para o Português do Brasil.

A Vita é um conceito muito amplo e admite diversas definições. Pode-se referir ao processo em curso do qual os seres vivos são uma parte, um espaço de tempo entre a concepção e a morte de um organismo. A Vita é condição de uma entidade que nasceu e ainda não morreu, é aquilo que faz com que um ser esteja vivo. E metafisicamente falando, a Vita é um processo contínuo de relacionamentos"

Para isso basta utilizarmos o comando rpl.

Instalando o RPL

Arch Linux e Derivados

Ubuntu e Derivados

Utilizando o RPL

Acesse o local onde estão os arquivos, ou execute o comando diretamente conforme o exemplo abaixo;

 rpl -R "Vita" "Vida" /home/marcos/tmp/*  

A alteração é bem rápida, e quando finalizada o camando nos informa quantas substituições foram realizadas, em nosso caso foram 9 veja a saída abaixo;

 Replacing "Vita" with "Vida" (case sensitive) (partial words matched)  
 ........  
 A Total of 9 matches replaced in 6 files searched.  

Utilizando o comando cat para visualizar um arquivo alterado;

 cat Arquivo1.txt  

"A Vida é um conceito muito amplo e admite diversas definições. Pode-se referir ao processo em curso do qual os seres vivos são uma parte, um espaço de tempo entre a concepção e a morte de um organismo. A Vida é condição de uma entidade que nasceu e ainda não morreu, é aquilo que faz com que um ser esteja vivo. E metafisicamente falando, a Vida é um processo contínuo de relacionamentos".

O rpl aceita várias opções e filtros veja outro exemplo :

 rpl -Rwd -x'.txt' 'Vita' 'Vida' /home/marcos/tmp/*  

Aqui alteramos a palavra apenas em arquivos com o sufixo .txt através da flag -x.

Outras Opções

Para mais opções acesse a ajuda e o manual do programa.

 rpl help  

e

 man rpl  
Fonte:

Comando RPL

Posted on