Trabalhando com Tipo e Modelos de Solução no GLPI

Trabalhando com Tipo e Modelos de Solução no GLPI

Tipo e modelos de solução é um recurso disponível há muitas versões no GLPI, porém é algo que um novo administrador da ferramenta não conheça, como o nome já diz modelos de soluções é uma uncionalidade que provê templantes, informações padronizadas para definir ma solução nos chamados.

Sua configuração é bem simples veja o processo abaixo; Para configurara o tipo de solução acesse;

Configurar > Listas Suspensas > Assistência > Tipos de solução

Captura de tela de 2018-01-31 07-00-31

Adicione os tipo de solução adotada em seu detapartamento de ti como por exemplo

Recuperação de Arquivos, Reinstalação de SO, Instalação de Programa(s), Troca de Equipamento , Acionar Fornecedor

Captura de tela de 2018-01-31 06-55-20 Faça um comentário sobre o tipo de solução, isso é muito importante pois a medida que o seu ambiente cresce é possível que um novo coladorador não saida da utilidade tipo de solução, ou até mesmo você possa esquecer do real motivo ou utilidadade da mesma.

Captura de tela de 2018-01-31 06-55-58

Criado o tipo de solução, agora devemos trabalhar nos modelos de solução, que são na verdade o texto padrão que será inserido no corpo de solução da mesangem.

Para acessar esse ítem acesse;

Configurar > Listas Suspensas > Assistência > Modelos de Solução

Clique no ícone + para adicionar

Captura de tela de 2018-01-31 07-03-20 Dê um nome a esse modelo de solução, escolha o tipo de solução, e por fim crie o roteiro da solução, abaixo criamo uma modelo de solução chamado Reinstalação do sistema operacional. Salve o novo modelo de solução clicando em Adicionar

Captura de tela de 2018-01-31 07-18-13 Para aplicar essa solução em algum chamado faça o seguinte procedimento Abra um chamado clique em Processando chamado > Solução Escolha o tipo da solução, em nosso caso Reinstalação de sistema operacional

Você pode obter informações sobre essa solução clicando em informações representada pela letra i

Captura de tela de 2018-01-31 07-26-54 Você pode agora preenhcer alguns campos como nome do equipamento, nome de usuário, ou colocar mais informações a respeito da solução. Se quiser melhorar ainda mais esse modelo, trabalhe com as tags do GLPI, abordarei esse assunto mais a frente aqui no blog.

Conclusão

Trabalhar com tipos e modelos de soluções otimiza o tempo da equipe e também padroniza algumas etapas do processo, se usada com cautela ela torna o seu helpdesk visivelmente padronizado e a par dos procedimentos internos e também do seu catálogo de serviço.

Fico por aqui e até uma próxima oportunidade 😃

Posted on